18.8.06

Procurando

Procuro uma religião;

Para me religar com o Universo. Procuro uma religião que seja um verdadeiro modo de vida, e não uma obrigação. Que me faça sentir alegria, mas uma alegria superior àquelas ilusórias, provocadas pelo álcool ou outros tipos de droga, que se vão tão rápido quanto vêm, e deixam como saldo uma tristeza e um vazio ainda maiores que os que haviam antes. O que estou procurando é me integrar àquela Energia primordial que está por trás de todas as coisas, que inspirou Beethoven a compor a sua nona sinfonia, mesmo estando já completamente surdo. A mesma que faz com que eu me levante todos os dias de manhã, que me faz ver que por trás dos meus olhos há algo mais do que apenas massa cinzenta, afinal, geneticamente falando, eu sou praticamente idêntico a um gorila, mas eu, enquanto humano, sou capaz de construir as pirâmides, pintar o teto da Capela Sistina, enviar foguetes a Lua ou uma sonda a Marte, e controlar um robozinho lá no planeta vermelho, daqui da Terra, apenas apertando botões... Então, essa abissal diferença, entre eu e meu irmão gorila, se não está na genética (posto que não se encontra no corpo físico, biológico, que é praticamente idêntico) onde estará, senão numa parte nossa que é imperceptível aos cinco sentidos ordinários, e que convencionamos chamar “alma”?

Procuro uma religião;

Onde haja a Comunhão dos irmãos católicos, que seja composta por membros (que ao menos tentem ser) tão belos e admiráveis quanto os santos católicos, como Francisco de Assis, Tomás de Aquino, Agostinho e tantos outros...

Onde eu encontre o fervor e a fé ardorosa dos irmãos evangélicos e pentecostais...

Cujos membros possuam a inteligência, a tranqüilidade e o bom senso dos irmãos budistas.

Que me dê a serenidade e a esperança inabalável dos irmãos espíritas.

Cujos membros sejam tão cultos e distintos quanto os irmãos agnósticos.

Procuro uma religião cujos membros não apenas se chamem de irmãos, mas onde, principalmente, todos realmente se tratem como tal.. Onde não apenas invoquem o nome de Cristo, mas onde estejam todos empenhados, de fato e na prática, em buscar o Caminho, a Verdade e a Vida. Procuro uma religião que ainda não conheci, que talvez não exista, porque o homem é imperfeito. Mas, afinal, talvez esta religião perfeita seja nunca desistir de procurar.

7 comentários:

)O(Lua Nua)O( disse...

Se você procura uma religião;

- Onde haja a Comunhão dos irmãos[...]
- Onde eu encontre o fervor e a fé[...]
- Cujos membros possuam a inteligência, a tranqüilidade e o bom senso[...]
- Que me dê a serenidade e a esperança inabalável[...]
- Cujos membros sejam tão cultos e distintos[...]

Procure esta religião dentro de você (que chamo de religiosidade), construa seu templo dentro da sua alma e se relige diretamente com o Universo e o criador dele.

Nos templos, a tentativa de unir irmãos é algo extremamente difícil, pois cada um há de querer que prevaleça sua fé e sua verdade. O ser humano tem a alma vaidosa.

Na sua busca de se religar ao supremo, "Te deseo lo suficiente"

Beijos

Henrique disse...

Valeu, Lua. No fundo, é exatamente isso. É bem aí que termina. Somos seres sociáveis, mas no fim de tudo estamos e estaremos sozinhos, ao menos enquanto estivermos por aqui. Por isso o nome religião = "religare". Nosso maior desejo é nos religarmos à Fonte. Estar só é todo sentido do sofrimento. Obrigado pelas palavras.

)O(Lua Nua)O( disse...

Você não vai acreditar, mas depois de escrever um comentário bem maior do que eu te deixei, cliquei em algo errado e o perdi. Reescrevi o que lembrei, mas só agora te lendo é que lembrei do final do que eu tinha escrito a princípio, falava algo assim:

"Nossa busca pessoar é solitária, assim como solitário é nascer e morrer".

PS: "Te deseo lo suficiente" é um texto que postei para você no Lua Nua. Eu, particularmente, gosto mais dele em espanhol, mas se você tiver algum problema para entender, clique no título e ele te levará ao mesmo texto traduzido.

Beijos

)O(Lua Nua)O( disse...

"Nossa busca pessoal é solitária, assim como solitário é nascer e morrer".

(digitei errado, desculpa)

H K Merton disse...

Num tem porbrema, moça! Uai! Rssssss

Anônimo disse...

Caro HK Merton.

Perfeito esse texto.
É por aí mesmo.

Att.

Cris

A Minha Busca disse...

Que lindo texto.

Essa seria a religião do verdadeiro Amor.

Abraço