12.12.06

Mirko Filipovic "Cro Cop"

"Cro Cop" em ação


Esse aí no vídeo é o croata Mirko Filipovic "Cro Cop", considerado por mim, pelos fãs e pela crítica especializada, como o maior lutador do mundo na atualidade, e um dos maiores em todos os tempos, ao lado do russo Fédor Emilianenko.

Eu, que já pratiquei Karatê Kyokushin (luta de contato), Muay Thai e Kung Fu estilos "Shaolin Norte" e "Louva-a-Deus", como fã de artes marciais, também sou fã desse cara! Me identifico com ele em vários pontos, desde a personalidade até o estilo de lutar.

A luta para mim é uma catarse, um modo de "expulsar os bichos", extravasar a energia acumulada pela inércia dos dias modernos. Embora assistindo, assim, pareça uma coisa muito violenta, posso garantir que é só impressão. Claro que a "porradaria" rola solta, mas precisamos entender que esses caras são atletas hiper bem treinados, que têm seus corpos condicionados para absorver golpes, que sabem como cair sem se machucar, etc. Além disso, nas competições de "Vale-Tudo", não vale realmente "tudo". Elas são controladas por regras muito rígidas, os golpes não são permitidos em qualquer lugar do corpo e nos eventos há equipes médicas sempre de prontidão e tudo mais. Pra se ter uma idéia, o automobilismo e o motociclismo, por exemplo, são comprovadamente esportes muito mais perigosos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa porradaria aí não combina com a música tão linda! Mas eu gostei da parte que mostra o filhinho correndo junto com ele. É filho dele, o garotinho, não é?

E acho que a gente precisa de heróis, de homens e mulheres fortes que vencem os adversários, como ele. Até que é legal...

Anônimo disse...

cro-cop é com certeza um dos mais incriveis do mundo, afinal, quem segura o chute dele? nunca vi isso acontecer, ja vi ele naum acertar a kbeça de alguém, mas ninguem segura naum kra......

H K Merton disse...

Cro Cop tem muitos fãs, e eu sou um deles. Acho que ele é um herói e um exemplo pra todo mundo.

Mas acho também que ele vai precisar de muita força para se recuperar da derrota que sofreu contra o "Napão".

Bem, ele acabou de ganhar uma luta agora, no Dream 5, contra um lutador inespressivo... Já é um recomeço. Eu só espero que ele volte por cima.

Abraços.

Anônimo disse...

Cro Cop sinistro!

Silvana Sebastião disse...

Não gosto de luta como vc, mas ele é muito fera... Ele e o Wand.