Procuro uma religião;
Para me religar com o Universo. Procuro uma religião que seja um verdadeiro modo de vida, e não uma obrigação. Que me faça sentir alegria, mas uma alegria superior àquelas ilusórias, provocadas pelo álcool ou outros tipos de droga, que se vão tão rápido quanto vêm, e deixam como saldo uma tristeza e um vazio ainda maiores que os que haviam antes. O que estou procurando é me integrar àquela Energia primordial que está por trás de todas as coisas, que inspirou Beethoven a compor a sua nona sinfonia, mesmo estando já completamente surdo. A mesma que faz com que eu me levante todos os dias de manhã, que me faz ver que por trás dos meus olhos há algo mais do que apenas massa cinzenta, afinal, geneticamente falando, eu sou praticamente idêntico a um gorila, mas eu, enquanto humano, sou capaz de construir as pirâmides, pintar o teto da Capela Sistina, enviar foguetes a Lua ou uma sonda a Marte, e controlar um robozinho lá no planeta vermelho, daqui da Terra, apenas apertando botões... Então, essa abissal diferença, entre eu e meu irmão gorila, se não está na genética (posto que não se encontra no corpo físico, biológico, que é praticamente idêntico) onde estará, senão numa parte nossa que é imperceptível aos cinco sentidos ordinários, e que convencionamos chamar “alma”?
Procuro uma religião;
Onde haja a Comunhão dos irmãos católicos, que seja composta por membros (que ao menos tentem ser) tão belos e admiráveis quanto os santos católicos, como Francisco de Assis, Tomás de Aquino, Agostinho e tantos outros...
Onde eu encontre o fervor e a fé ardorosa dos irmãos evangélicos e pentecostais...
Cujos membros possuam a inteligência, a tranqüilidade e o bom senso dos irmãos budistas.
Que me dê a serenidade e a esperança inabalável dos irmãos espíritas.
Cujos membros sejam tão cultos e distintos quanto os irmãos agnósticos.
Procuro uma religião cujos membros não apenas se chamem de irmãos, mas onde, principalmente, todos realmente se tratem como tal.. Onde não apenas invoquem o nome de Cristo, mas onde estejam todos empenhados, de fato e na prática, em buscar o Caminho, a Verdade e a Vida. Procuro uma religião que ainda não conheci, que talvez não exista, porque o homem é imperfeito. Mas, afinal, talvez esta religião perfeita seja nunca desistir de procurar.